GARBOSA FM
GOVERNO QUER AUMENTAR MISTURA DE ETANOL NA GASOLINA PARA 32%

GOVERNO QUER AUMENTAR MISTURA DE ETANOL NA GASOLINA PARA 32%

10/06/2026 08:04
Por:
José Roberto
José Roberto

O governo federal vai propor o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina.

A medida eleva o percentual dos atuais 30% para 32%.

A proposta será enviada para análise do Conselho Nacional de Política Energética.

O envio deve ocorrer nos próximos 15 dias.

O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A decisão foi discutida em reunião no Palácio do Planalto.

Participaram do encontro o presidente Lula, integrantes da área econômica e representantes do setor de etanol.

Segundo o governo, a mudança tem como objetivo reduzir a dependência da importação de gasolina.

A estimativa é que o Brasil deixe de importar cerca de 450 milhões de litros do combustível.

A ampliação da mistura está prevista na Lei do Combustível do Futuro.

O governo argumenta que a medida pode ajudar a diminuir impactos da alta do petróleo no mercado internacional.

A preocupação aumentou diante dos reflexos da guerra no Oriente Médio sobre os preços dos combustíveis.

Em junho do ano passado, a mistura de etanol na gasolina já havia passado de 27% para 30%.

Na mesma ocasião, o biodiesel no diesel comum subiu de 14% para 15%.

Desta vez, a proposta anunciada pelo governo não inclui nova alteração no diesel.

A elevação para 32% ainda depende de avaliação técnica e aprovação do Conselho Nacional de Política Energética.

Caso seja aprovada, a nova gasolina vendida nos postos terá praticamente um terço de etanol em sua composição.

A mudança deve movimentar o setor sucroenergético e aumentar a demanda pelo etanol produzido no país.

Por outro lado, a proposta também gera preocupação entre consumidores.

A principal dúvida é sobre os impactos da nova mistura no rendimento dos veículos e no bolso dos motoristas.

Com 32% de etanol, a gasolina ficará ainda mais próxima de um terço de álcool.

Para parte dos consumidores, a sensação é de que, aos poucos, os postos caminham para vender cada vez mais etanol com preço de gasolina.

Haja motor para aguentar isso.