GARBOSA FM
PREFEITURA APRESENTA NOVA FROTA DE VEÍCULOS E MAQUINÁRIOS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

PREFEITURA APRESENTA NOVA FROTA DE VEÍCULOS E MAQUINÁRIOS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

21/06/2026 11:39
Por:
Valter Roberto
Valter Roberto

PREFEITURA APRESENTA NOVA FROTA DE VEÍCULOS E MAQUINÁRIOS EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

A Prefeitura de São João Nepomuceno realizou neste sábado, dia 20 de junho, na Praça da Estação, a apresentação oficial da nova frota de veículos e maquinários que passam a integrar a estrutura do município. O evento contou com a presença do prefeito Tony Calegaro, equipe de secretários, representantes da administração municipal e lideranças locais.

Durante a apresentação, foram detalhados os investimentos realizados, além da destinação dos equipamentos adquiridos para atender diferentes setores da administração pública.

SAÚDE:

Entre os veículos apresentados estão novos carros destinados à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário Antônio Sérgio de Assis Rodrigues, a área recebeu inicialmente dois veículos adquiridos com recursos próprios do município, sendo dois Citroën C3 1.0, que já estão em funcionamento no transporte de pacientes.

Também foram incorporados recentemente outros três veículos do mesmo modelo, adquiridos por meio de recursos do Governo Estadual, sendo dois deles indicados pela deputada estadual Delegada Sheila (Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira) e um pela deputada estadual Chiara Biondini.

O secretário de Saúde também informou que já existe recurso em conta para a aquisição de mais oito veículos, sendo cinco carros de passeio com capacidade para cinco lugares e três veículos de sete lugares, modelo Spin. Os processos para aquisição estão em andamento e a previsão é que os novos veículos sejam incorporados à Secretaria de Saúde ainda neste ano.

Segundo secretario Antônio Sérgio, os veículos serão utilizados em serviços como transporte de equipes de atendimento, visitas domiciliares realizadas pelos profissionais de saúde e deslocamento de pacientes para tratamentos e procedimentos realizados fora do município, incluindo consultas, exames de alta complexidade, cirurgias e atendimentos especializados.

Os três veículos recentemente recebidos já estão em processo de liberação para utilização, aguardando apenas a conclusão dos procedimentos de seguro. Os demais veículos, após a chegada, também passarão pelos procedimentos necessários de documentação e regularização antes de entrarem em operação.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Detone, apresentou os novos equipamentos destinados ao setor, entre eles uma pá carregadeira e implementos agrícolas que passam a reforçar a estrutura de atendimento aos produtores rurais e serviços realizados pelo município.

Segundo o secretário, a pá carregadeira foi adquirida com recurso destinado pela deputada estadual Chiara Biondini, com investimento de R$ 299 mil. O equipamento possui peso operacional de aproximadamente 10 toneladas e capacidade de carga da caçamba de três toneladas.

A máquina já está em funcionamento no município e, antes mesmo da apresentação oficial, já vinha sendo utilizada nos serviços públicos. Entre as atividades previstas estão a manutenção de estradas vicinais, limpeza de áreas e transporte de materiais.

De acordo com Thiago Detone, o equipamento representa uma melhoria na execução dos serviços, principalmente pela capacidade de agilizar trabalhos que anteriormente demandavam mais tempo e etapas de operação.

A pá carregadeira poderá ser utilizada tanto na área rural quanto em serviços urbanos, conforme a necessidade da administração municipal.

Além da máquina, também foram apresentados implementos agrícolas adquiridos por meio de recurso enviado pelo deputado federal Samuel Viana. Entre os equipamentos estão colheitadeira, carreta hidráulica, grade aradora, niveladora, arado de disco e outros itens destinados ao apoio das atividades agrícolas.

Os implementos serão repassados para associação de produtores rurais, que ficará responsável pela utilização dos equipamentos no atendimento aos agricultores. A proposta é ampliar o acesso dos produtores a serviços agrícolas, oferecendo apoio com valores reduzidos para execução dos trabalhos.

A associação de produtores rurais sediada atualmente no distrito de Taruaçu atende produtores de todo o município. O município também mantém parceria com entidades ligadas ao setor rural e ações de apoio aos produtores como o Sindicato dos Produtores Rurais de São João Nepomuceno.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:

A área da Educação também recebeu novos veículos para ampliar a estrutura de transporte escolar. A diretora administrativa e de gestão educacional da Secretaria de Educação, Rosângela Márcia Ramos Rigolon, apresentou informações sobre a aquisição de duas vans que passam a integrar a frota municipal.

Uma das vans foi adquirida com recurso do Governo do Estado de Minas Gerais, destinado ao fortalecimento do transporte escolar, enquanto a outra foi adquirida com recursos do programa de tempo integral, ligado ao Fundeb.

Segundo Rosângela, o município possui atualmente cerca de 700 alunos matriculados no ensino em tempo integral, e os veículos serão utilizados para auxiliar no transporte desses estudantes, que permanecem nas escolas por períodos maiores durante o dia.

O investimento nas duas vans chega a aproximadamente R$ 700 mil e tem como objetivo ampliar o acesso dos alunos à rede municipal de ensino, principalmente considerando as características geográficas do município e as dificuldades de deslocamento enfrentadas por algumas famílias.

A diretora explicou que os veículos contribuirão para reorganizar o transporte escolar, permitindo também uma melhor distribuição da frota existente e maior eficiência no atendimento aos alunos da zona rural.

Com a nova estrutura, a Secretaria de Educação pretende manter veículos destinados especificamente para determinadas regiões, facilitando o deslocamento dos estudantes, reduzindo tempo de espera e proporcionando mais organização no transporte.

As vans serão utilizadas prioritariamente nas atividades do tempo integral e foram adquiridas pela Prefeitura por meio dos recursos destinados, com realização dos processos necessários para compra dos veículos.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Araújo Ribeiro, conhecido como Leo Sampaio, também participou da apresentação da nova frota e destacou a importância dos investimentos realizados para fortalecer a estrutura municipal.

A apresentação dos novos veículos e maquinários reuniu equipamentos destinados a diferentes áreas da administração pública, demonstrando a ampliação da capacidade operacional do município em setores como saúde, educação, agricultura e desenvolvimento.

Os novos investimentos passam a integrar a estrutura da Prefeitura de São João Nepomuceno, com equipamentos destinados ao atendimento das demandas dos serviços públicos municipais.